• PORTAL G7

Alegria e disposição marcam abertura dos Jogos da Integração do Idoso


Evento realizado pelo Governo do Estado reúne nesta edição 32 municípios, representados por cerca de 1,2 mil pessoas. As competições começam nesta terça-feira (19) e prosseguem até sábado (23). Além de em Guaratuba, onde o Deputado Galo (PODE) participou da cerimônia de abertura, as atividades acontecem, também, em Pontal do Paraná.

Fotos / Vídeo: AEN - Valdelino Pontes / Assessoria Parlamentar


O clima de alegria, descontração e disposição marcou a abertura da 15ª edição dos Jogos de Integração do Idoso (Jiidos), nesta segunda-feira (18), em Guaratuba, no Litoral do Paraná. A cerimônia foi no Ginásio de Esportes Governador José Richa, com apresentações circenses e de danças. A pira olímpica foi acesa e conduzida pelos atletas John Haste, de 77 anos, e Relindes Haste, de 80 anos, que já participaram da competição diversas vezes.


Promovidos pelo Governo do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esportes, e em parceria da Prefeitura de Guaratuba, os Jogos reúnem nesta edição 32 municípios, representados por cerca de 1.200 participantes, sendo 888 atletas e 312 entre comissão técnica, professores, enfermeiros e colaboradores. As atividades começam nesta terça-feira (19) e prosseguem até sábado (23). Confira o Boletim Informativo com a programação do evento.


O evento busca incentivar a participação e o lazer, com atividades esportivas adaptadas, recreativas, artísticas, socioculturais e de integração. “É uma honra participar de um evento tão emocionante como esse, que conta a história de todas as famílias do Paraná. Espero que aproveitem e vivam grandes momentos durantes esses Jogos”, disse o superintendente-geral do Esporte, Helio Wirbiski.


Durante o dia, a equipe realizou a avaliação física dos participantes, além da caminhada da saúde, de jogos de salão e de oficinas de ritmo. Para isso, foi ofertada uma capacitação aos profissionais de Educação Física que trabalham com idosos nos municípios paranaenses.





EXPOSIÇÃO – Na abertura, o Centro de Memória do Esporte apresentou a exposição Integração da Terceira Idade Paranaense, que conta a história dos Jogos da Integração da Terceira Idade Paranaense, com homenagens a três atletas: Takeo Tsumanuma, Maria Luiza Pereira Passos e José Candido Muricy.


Participaram da cerimônia a superintendente de Ação Solidária do Governo do Estado, Cristina Ricordi; os prefeitos de Guaratuba, Roberto Justus; de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes; de Goioerê, Betinho Lima; e de Mercedes, Laerton Weber.


Além dos jogos disputados nas modalidades de vôlei câmbio, vôlei praia, vôlei escuro, basquete relógio, peteca, xadrez, damas, dominó, tênis de mesa e handebol, os participantes ainda contam com uma programação especial com karaokê, baile à fantasia e festival de carteado.


O evento ofertará oficinas para os idosos que estão iniciando a prática nestas modalidades esportivas. Para isso, os Jogos acontecem em dois municípios: Guaratuba, onde ocorrem as competições, e Pontal do Paraná, onde são realizadas as oficinas.





BIOSSEGURANÇA – A abertura dos Jogos foi realizada seguindo todos os protocolos de biossegurança. Todos os participantes estão vacinados com as duas doses e testaram negativo para a Covid-19. Respeitando os protocolos, o evento não foi aberto ao público.





Para o deputado Galo (PODE), “foi um momento muito especial ter participado desta abertura e ver pessoas que já estão na terceira idade participando com tanto entusiasmo, disposição e alegria, nos dando esperança de dias melhores, após esta terrível pandemia de Covid-19”.


O reencontro com os amigos, a melhoria na qualidade de vida e todos os bens que o esporte proporciona ao ser humano foram destacados pelas autoridades presentes ao evento.



Da Redação

4 visualizações0 comentário