• PORTAL G7

Aos 67 anos, morre Dom Mauro, arcebispo de Cascavel


Religioso faleceu na tarde desta quinta-feira (11). Ele estava internado desde 16 de fevereiro, por causa da Covid-19. E havia apresentado uma piora no quadro, nos últimos dias.



Foto: Divulgação



A Arquidiocese de Cascavel comunicou ao Vaticano, no início da noite desta quinta-feira (11/03), o falecimento do arcebispo Dom Mauro Aparecido dos Santos. "Rezemos por nossa Arquidiocese e pelo repouso eterno de Nosso Arcebispo", diz o comunicado.

Dom Mauro tinha 67 anos de idade e estava internado no Hospital São Lucas de Cascavel desde o dia 16 de fevereiro, após ser acometido pela Covid-19. A Arquidiocese emitia todos os dias um comunicado sobre o quadro de saúde do arcebispo, que apresentou oscilações durante todo o período de internação.



Trajetória

Dom Mauro nasceu em 9 de novembro de 1954, na cidade de Fartura, São Paulo. Formou-se em filosofia e teologia, em Jacarezinho, onde ocorreu sua ordenação sacerdotal, em 13 de maio de 1984.

Entre 11 de janeiro de 1992 e 31 de janeiro de 1997, exerceu função de pároco da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Bandeirantes.

Em Jacarezinho, foi o vigário geral da Diocese, entre 2 de fevereiro de 1995 e 31 de julho de 1998. Em 2 de fevereiro de 1997 tornou-se pároco da Paróquia Imaculada Conceição. Em 14 de agosto de 1998 foi ordenado Bispo, também na Catedral do município.

Dom Mauro foi ainda administrador apostólico da Diocese de Umuarama, entre 9 de maio de 2002 e 13 de dezembro de 2002.

Em 31 de outubro de 2007, foi nomeado Arcebispo de Cascavel, tomando posse em 25 de janeiro de 2008.

Entre 2014 e 2021, presidiu a regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


Repercussão


A Câmara Municipal de Cascavel lamentou o falecimento do arcebispo, em nota assinada pelo presidente da Casa, vereador Alécio Espínola (PSC).

"Dom Mauro Aparecido dos Santos infelizmente nos deixou hoje. Homem bondoso e de um coração transformador, assim o fez com a Igreja Católica em nossa região. Sempre que tive o prazer de estar ao seu lado, nos tratou com enorme respeito, além de sempre dar seus maravilhosos conselhos. Perdemos um bom pastor", disse o presidente.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior também manifestou pesar pela morte do religioso.

“Por onde passou, Dom Mauro deixou um caminho de fé, solidariedade e sabedoria, e fará muita falta ao Paraná e para toda a Igreja brasileira. Que Deus o receba em suas mãos e conforte os fiéis, amigos e familiares”, afirmou o governador.



Fontes: Vatican News / Câmara Municipal de Cascavel / AEN



12 visualizações0 comentário