• PORTAL G7

Aos 84 anos, morre o empresário Mário Petrelli


Fundador do Grupo RIC se recuperava de um procedimento cirúrgico, no coração. Governador homenageia o empresário.



Foto: Grupo RIC / Divulgação



O empresário de comunicação Mário José Gonzaga Petrelli, presidente emérito do Grupo RIC, morreu no início da tarde desta quarta-feira (22), em Florianópolis, Santa Catarina, cidade em que nasceu, em 31 de maio de 1935.

Mário Petrelli se recuperava de uma cirurgia e tinha 84 anos de idade. Em 1975, ele fundou um dos maiores grupos do setor no sul do País, a Rede Independência de Comunicação (RIC), que tem atuação em dois estados: Paraná e Santa Catarina.

Filho do engenheiro italiano Leonardo Petrelli e da servidora pública Alice Petrelli, Mário

formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em 1959, seguindo uma tradição de família. Seu bisavô, desembargador José Roberto Vianna Guilhon fundou e foi o primeiro presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina.


Quando ainda era universitário, Petrelli entrou para a área de Comunicação como repórter de política dos jornais “O Dia” e “A Tarde”. Mais tarde, como advogado, atuou nos segmentos de seguros, previdência e capitalização. Ocupando cargos diretivos, obteve destaque regional e nacional em empresas e sindicatos do setor.


No ano de 2013, Mário Petrelli recebeu da Assembleia Legislativa do Paraná, por iniciativa do deputado Luiz Carlos Martins e do então deputado Ney Leprevost, ambos do PSD, o título de Cidadão Honorário do Estado. A honraria foi concedida pela importância do Grupo RIC na área de Comunicação Social, que é afiliado à Rede Record de Televisão e tem sete emissoras em Santa Catarina e quatro aqui no Paraná.


Em 2018, o presidente emérito do Grupo RIC também foi um dos homenageados na 10.ª edição da coleção “Vozes do Paraná – Retratos Paranaenses”, do jornalista Aroldo Murá. No volume, Mário Petrelli relambra passagens da sua trajetória pessoal e profissional.


E no ano passado, o empresário foi um dos homenageados da 19.ª edição do projeto ‘Memórias Paraná’, com personalidades de destaque no Estado. O projeto reuniu 15 depoimentos no livro “Quem é você?”,do jornalista Luiz Renato Ribas Silva.

Ainda não há informações sobre o sepultamento, que devem ser divulgadas em breve.



Governador Ratinho Junior homenageia Mário Petrelli



“O Brasil está mais triste hoje, o Paraná em especial com o falecimento de Mário Petrelli. O Mário Petrelli é um dos grandes homens do Brasil pela sua história como empreendedor, como ser humano e como o homem que tinha participação na vida política do Brasil muito respeitosa”, disse Ratinho Junior.


“Os grandes líderes do Brasil sempre respeitaram muito Mário Petrelli pela sua inteligência, pela sua capacidade de articulação, pela sua maneira de fazer sempre um trabalho construtivo entre os líderes, os empresários, os geradores de emprego. E é um cidadão que contribuiu muito pelo País”, complementou o governador.


Da Redação





3 visualizações0 comentário