• PORTAL G7

Assinado contrato das obras de iluminação do Contorno Sul

Via, que passa pelos bairros Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Pinheirinho e Tatuquara, recebe 60 mil veículos por dia.



Foto SMCS / Ricardo Marajó

O Contorno Sul de Curitiba é a próxima região a ter o sistema de iluminação modernizado, com a instalação de luminárias de LED. O contrato para a execução das obras foi assinado nesta quinta-feira (19/5), em uma solenidade no Teatro da Vila, na CIC, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo prefeito Rafael Greca. Serão investidos mais de R$ 21 milhões nos trabalhos.

As obras serão viabilizadas por meio de uma cooperação entre Governo do Estado, Prefeitura de Curitiba, Companhia Paranaense de Energia (Copel) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). O termo foi assinado em setembro do ano passado, quando também foi lançado o edital de licitação.

O Contorno passa pelos bairros da região Sul, como Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Pinheirinho e Tatuquara, e é uma via bastante movimentada. Em média, 60 mil carros, motos, ônibus e caminhões usam o trecho diariamente, ao anoitecer concentra-se o maior volume de tráfego. Por ano, são registrados cerca de 250 acidentes no trecho. Aproximadamente 30% dos veículos que trafegam pelo Contorno Sul são caminhões e ônibus.

Para o prefeito Rafael Greca, a ligação de quase 15 quilômetros que vai receber a iluminação é uma espécie de “espinha dorsal” do desenvolvimento econômico do Estado. “A visão de dar a esse contorno a iluminação total é uma visão de urbanismo, que abre um caminho de futuro para a nossa cidade”, disse, ao agradecer o governador.

A nova iluminação aumentará a eficiência da sinalização e a segurança, possibilitando ao cidadão visualizar situações perigosas com antecedência. A iluminação de rodovias em led também proporciona maior sensação de conforto e boa visibilidade para os condutores nos períodos noturnos.

O governador Ratinho Júnior lembrou que a obra é um desejo da região já há um bom tempo. “Com a iluminação teremos uma grande avenida para atender a população de toda essa região, com mais segurança”, ressaltou. Ele explicou, ainda, que por se tratar de uma rodovia federal, foi necessário um trâmite de liberações com o governo federal.


Obras

As obras prevêem a implantação da Iluminação Pública em tecnologia LED em toda extensão do Contorno Sul de Curitiba. Postes e luminárias serão instalados numa extensão de 14,6 quilômetros do Contorno Sul (BR-376), inclusive suas alças e interseções, no trecho compreendido entre o quilômetro 587 - no entroncamento com a BR-277 (acesso oeste para Curitiba) e o quilômetro 602 - no entroncamento com a BR-116 e a BR-476 (Pinheirinho).

A licitação seguiu o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que permite que o projeto e a execução da obra sejam contratados em uma única licitação, pelo menor preço oferecido.


Próximos passos

Com a assinatura do contrato, o município, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, analisa e aprova o projeto que vai definir quantos e quais equipamentos serão instalados.


Com a Coordenação da Região Metropolitana (Comec), também fiscaliza a realização da obra e vai gerir o sistema, depois de recebido total ou parcialmente.



Fonte: PMC



0 visualização0 comentário