
PORTAL G7
Bolsonaro demite Mandetta do Ministério da Saúde
Nelson Teich, médico oncologista e consultor da campanha à presidência, é confirmado como novo titular da pasta.

Foto: YouTube / TV Brasil
"Foi um divórcio consensual, porque acima de mim como presidente e dele como ministro, está a saúde do povo brasileiro", afirmou o presidente."
Bolsonaro fez o pronunciamento acompanhado do novo ocupante da pasta, o oncologista Nelson Luiz Sperle Teich.
"Não condeno, não recrimino e não critico o ainda ministro Mandetta. Ele fez aquilo que, como médico, achava que devia fazer ao longo desse tempo. A separação, cada vez mais, se tornava uma realidade. Mas não podemos tomar decisões de forma que o trabalho feito até o momento fosse perdido. O que eu conversei ao longo desse tempo com o oncologista doutro Nelson, aqui ao meu lado, foi fazer com que ele entendesse a situação como um todo", disse Bolsonaro.
O médico Luiz Henrique Mandetta estava no comando do Ministério da Saúde desde o início da atual gestão, assumindo o cargo em janeiro de 2019.
Ao longo da pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, ele e o presidente entraram em rota de colisão, pelos posicionamentos assumidos em relação às orientações sobre o comportamento da sociedade.
De um lado, Bolsonaro defende um isolamento vertical, segmentado pelos grupos de risco, para minimizar os impactos sobre as atividades econ|ômicas. Já Mandetta segue a linha propagada pela Organização Mundial da Saúde, de distanciamento social horizontal, ou seja, para todos, para não sobrecarregar o sistema público de saúde.
Segundo o presidente, Luiz Henrique Mandetta fará parte de uma equipe de transição, na pasta.
Da Redação