• PORTAL G7

BPMOA resgata 31 pessoas durante o Verão Paraná no Litoral do Estado


A atuação dos policiais e bombeiros militares ocorre em conjunto com os profissionais do Samu. Objetivo é socorrer no menor tempo possível e salvar vidas.



Foto: AEN / Gilson Abreu



O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) fez 72 missões e resgatou 31 pessoas em situações de emergência no Litoral desde o início do Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022 até a última quarta-feira (05). A atuação dos policiais e bombeiros militares é em conjunto com os profissionais do Samu - o objetivo é socorrer no menor tempo possível e salvar vidas.


O comandante de aeronave do BPMOA no Verão Paraná, major Marcio Valim de Souza, explicou que a utilização da aeronave nos resgates é de extrema importância para salvar vidas. “O tempo de resposta é crucial quando se trata de fazer remoções e deslocamentos aeromédicos. Podemos exemplificar com a ambulância, pois ela, mesmo com o deslocamento rápido, não conseguiria fazer o trajeto de Guaratuba a Paranaguá em 10 minutos, que é o tempo que o helicóptero faz”, afirmou.


Além dos voos pela vida, o BPMOA também fez 20 missões em operações policiais, apoios em buscas a suspeitos, monitoramento de rodovias, translados e treinamentos.


“Desde o início do Verão Paraná, os dias mais movimentados foram 31 de dezembro e 1.º de janeiro, como de costume, mas o BPMOA, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, a Sesa e o Samu, deu todo o atendimento necessário às vítimas”, disse o major Valim.


Ainda segundo ele, além das equipes aeromédicas, os guarda-vidas também receberam um treinamento, pois precisam estar em contato com a equipe no helicóptero. “A capacitação é para afinar o trabalho conjunto, preparando os guarda-vidas para que possam contar com o nosso apoio durante as ocorrências na areia”, completou.



Fonte: AEN

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo