
PORTAL G7
Brasil: Mais de 15,6 mil novos casos e 679 óbitos em 24 horas
Atualizado: 9 de jun. de 2020
Dados sobre a evolução da Covid-19 no País passam a ser atualizados com mais celeridade pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde, diante da mudança na política de divulgação do Ministério da Saúde.

Foto: YouTube
Nesta segunda-feira (8), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) atualizou os dados sobre o avanço das infecções e mortes causadas pelo novo coronavírus no País.
As informações compõem um painel diário, alternativo às divulgações oficiais do governo brasileiro, que tiveram o protocolo alterado na última semana, retardando o acesso às informações pela imprensa, que promove o amplo conhecimento da população sobre a realidade da doença em território nacional.
Desta forma, segundo o Conass, foram registrados nas últimas 24 horas 15.654 casos confirmados de Covid-19 e 679 mortes em função da doença. Com estes índices, o Brasil tem agora um total acumulado de 707.412 casos e de 37.134 óbitos.
As estatísticas posicionam o País no ranking em segundo lugar em número de casos, atrás apenas dos Estados Unidos, e em terceiro em número de mortes, atrás dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Nota do Conass 1
"PAINEL CONASS COVID-19
O CONASS pauta sua atuação pelo mais alto interesse público, respeito à diversidade e pluralismo democrático.
Nosso valor maior é a vida.
A defesa da saúde e da vida é nosso compromisso inabalável com os brasileiros.
Tendo a democracia como princípio, o CONASS busca incessantemente o consenso para o fortalecimento do sistema de saúde que todos desejamos. Um SUS capaz de acolher, proteger, promover, recuperar e salvar vidas de todos os brasileiros, com empatia, solidariedade e compaixão é o que queremos.
A ciência, a verdade e a informação precisa e oportuna são fios condutores do processo orientador da tomada de decisão na gestão da saúde.
Assim, disponibilizamos, a partir de hoje, o PAINEL CONASS – Covid-19, atualizado diariamente até às 18h30.
Trabalharemos continuamente para aperfeiçoa-lo, para o que contamos com colaboração de todos.
Alberto Beltrame Presidente do CONASS"
Nota do Conass 2
CONASS repudia acusação de manipulação de dados sobre Covid-19
"O CONASS repudia com veemência e indignação as levianas afirmações do Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Wizard.
Ao afirmar que Secretários de Saúde falseiam dados sobre óbitos decorrentes da Covid-19 em busca de mais “orçamento”, o secretário, além de revelar sua profunda ignorância sobre o tema, insulta a memória de todas aquelas vítimas indefesas desta terrível pandemia e suas famílias.
A tentativa autoritária, insensível, desumana e antiética de dar invisibilidade aos mortos pela Covid-19, não prosperará.
Nós e a sociedade brasileira não os esqueceremos e tampouco a tragédia que se abate sobre a nação.
Ofende Secretários, médicos e todos os profissionais da saúde que têm se dedicado incansavelmente a salvar vidas.
Wizard menospreza a inteligência de todos os brasileiros, que num momento de tanto sofrimento e dor, veem seus entes queridos mortos tratados como “mercadoria”.
Sua declaração grosseira, falaciosa, desprovida de qualquer senso ético, de humanidade e de respeito, merece nosso profundo desprezo, repúdio e asco.
Não somos mercadores da morte.
A vida é nosso valor maior, com ela não se negocia, relativiza ou transige.
O povo brasileiro é forte e resiliente, seguiremos a seu lado e juntos para preservar sua saúde e salvar vidas.
Alberto Beltrame
Presidente do Conass"
Da Redação