• PORTAL G7

Confira como ficam os serviços da Saúde durante o Carnaval

Noventa e duas unidades vão ofertar atendimento de rotina e a vacinação de covid-19 está disponível em onze unidades.



Foto: SMCS / Ricardo Marajó



Durante o Carnaval, os serviços de saúde municipais funcionarão normalmente, apenas com alguns ajustes de horários. Noventa e duas unidades de saúde funcionam na segunda (28/2) e terça-feira (1/3), das 8h às 17h, com atendimento de saúde de rotina. Na quarta-feira (2/3), essas unidades abrem às 8h e o fechamento será no horário habitual de cada uma. Confira a lista, os endereços e horários neste link.


Já a vacinação contra covid-19 estará disponível das 8h às 17h em 11 unidades de saúde, de segunda (28/2) a quarta-feira (2/3), com repescagem da primeira dose para população com mais de 5 anos, segunda dose e reforço dos anteriormente convocados. Imunossuprimidos anteriormente convocados para segundo reforço (quarta dose) também poderão comparecer.


Além disso, há convocação de novos grupos para a segunda dose, primeira dose de reforço (terceira dose) e segunda dose de reforço (quarta dose), neste caso, para imunossuprimidos. Clique aqui para ver o cronograma.


É possível conferir no site Imuniza Já Curitiba todos os detalhes da vacinação e a lista das unidades em que os imunizantes estarão disponíveis.


Das 11 unidades que aplicarão a vacina anticovid, nove atenderão crianças, adolescentes e adultos. Além delas, no distrito sanitário da Matriz, a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho atenderá apenas adolescentes e adultos e a Unidade de Saúde Mãe Curitibana somente as crianças (5 a 11 anos). Essas duas unidades especificamente, além de vacinar contra covid, também oferecem atendimento básico de saúde.



Como se vacinar


Para verificar se já foi convocado e perdeu a data da vacina, basta acessar o aplicativo Saúde Já Curitiba. A segunda dose pode ser consultada na aba “carteira de vacinação” e em seguida “próximas vacinas”. As doses de reforço podem ser verificadas dentro da aba de “mensagens” e em seguida “vacinas”.


Para se vacinar para segunda dose ou qualquer um dos reforços, basta levar documento de identificação com foto e CPF. Para a primeira dose, é preciso apresentar também um comprovante de residência (para crianças e adolescentes menores de 18 anos o documento pode ser no nome do responsável).


Menores de 18 anos também precisam estar acompanhados de um familiar ou responsável no momento da vacinação.



Unidades voltam ao atendimento normal


Por conta da diminuição do fluxo de vacinação anticovid - uma vez que 92,3% da população elegível (com 5 anos ou mais) já está vacinada com a primeira dose e 83,2% com a segunda -, sete unidades de saúde que estavam realizando o atendimento não funcionarão nesta segunda (28/2), terça-feira (1/3) e quarta-feira (2/3). Elas reabrem a partir de quinta-feira (3/3), com atendimento normal à população, com todos os serviços da atenção básica de saúde.


Veja a lista neste link.


Como atenderão as unidades básicas de saúde


- Atendimento de atenção primária de saúde

Noventa e duas unidades funcionam na segunda-feira (28/2) e terça-feira (1/3) das 8h às 17h. Na quarta-feira (2/3), 92 unidades abrem às 8h e o fechamento será no horário habitual de cada uma.


Consulte a lista e os endereços neste link.



- Vacinação anticovid

A vacinação anticovid acontecerá das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, em 11 unidades de saúde.


Consulte a lista e os endereços neste link.



- Atendimento suspenso

Sete unidades não funcionarão nesta segunda, terça e quarta-feira (28/2 a 2/3), mas voltam com atendimento normal de atenção básica de saúde a partir de quinta-feira (3/3).


Confira quais são neste link.


Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)


Abertas todos os dias, 24 horas, para situações de urgências e emergências.

• UPA Sítio Cercado: Rua Levi Buquera, 158, Sítio Cercado.

• UPA Boa Vista: Avenida Paraná, 3.654, Boa Vista.

• UPA Cajuru: Rua Engenheiro Benedito Mário da Silva, 555, Cajuru.

• UPA Campo Comprido: Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3.495, Campo Comprido.

• UPA Tatuquara: Rua Jornalista Emílio Zolá Florenzano, 835, Tatuquara.

• UPA CIC: Rua Senador Accioly Filho, 3370, Cidade Industrial.

• UPA Pinheirinho: Rua Leon Nicolas, s/n esq. com Winston Churchill, Capão Raso.


Samu 192


Atendimento 24 horas, todos os dias, para urgências e emergências.


Central 3350-9000


Diariamente, das 8h às 20h.


Caps


Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) vão funcionar normalmente, sem alterações nos horários de atendimento. Consulte a lista, horários e os endereços dos serviços de cada distrito sanitário neste link.



Fonte: PMC

2 visualizações0 comentário