• PORTAL G7

Conselheiros Tutelares tomam posse e iniciam o mandato

Posse dos Novos Conselheiros Tutelares de Curitiba - Gestão 2020/2024 no Salão Brasil com a presença do Prefeito Rafael Greca e Presidente da FAS Thiago Ferro



Foto: SMCS / Daniel Castellano

Começou o novo mandato dos conselheiros tutelares, para a gestão 2020 – 2024, sendo 50 titulares e 50 suplentes, que vão atuar em bairros das 10 regionais de Curitiba. A cerimônia de posse aconteceu nesta sexta-feira (10/1), no Salão Nobre, na sede da Prefeitura de Curitiba.

O prefeito Rafael Greca participou da cerimônia, falou do valor que a cidade dá aos curitibinhas e destacou a importância do trabalho dos conselheiros tutelares na proteção das crianças e adolescentes.  “A sociedade será tanto melhor, quanto mais prezar a inocência das crianças”, disse GrecaO resultado do Processo de Eleição dos Conselheiros foi homologado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Comtiba, no dia 7 de janeiro de 2020. 

“É uma alegria poder entregar para a população de Curitiba os novos conselheiros tutelares que irão batalhar na política de proteção das crianças e adolescentes, e que eles possam com muita responsabilidade, dedicação, profissionalismo e paixão, fazer o melhor possível neste luta que sabemos não ser fácil, mas de suma importância”, disse Renan Gustavo Costa Ferreira, presidente do Comtiba.

Os cinco primeiros candidatos mais votados, por regional, foram considerados eleitos, ficando os cinco candidatos seguintes, ocupando o cargo de suplentes. O resultado ainda poderá sofrer alteração, em decorrência da existência de recursos administrativos a serem apreciados em Plenária do Comtiba.Garantindo direitosOs conselheiros eleitos vão trabalhar nas dez Administrações Regionais da cidade para defender e garantir os direitos de crianças e adolescentes que sofrem violações, entre elas negligência, violências física, emocional e sexual. EleiçãoRealizada em todo o Brasil, a eleição para escolha dos conselheiros tutelares aconteceu no dia 6 outubro de 2019. Em Curitiba foi coordenada pelo Comtiba, com o apoio da Fundação de Ação Social - FAS. 

De acordo com o presidente da Fundação de Ação Social, Thiago Ferro, para que o Conselho Tutelar possa atuar de maneira independente, os recursos e estrutura da entidade são administrados pela FAS. Ele destaca ainda que Curitiba é a única cidade do Paraná que tem uma equipe técnica completa, com psicólogos e pedagogos, para dar assessoria aos Conselhos Tutelares. 

“Os conselheiros tutelares são os guardiões dos curitibinhas e é fundamental que eles tenham toda a assessoria necessária para desenvolver um bom trabalho”, complementa Ferro.Concorreram na eleição 173 candidatos que concluíram todas as fases do processo e foram aprovados para disputar o pleito por terem atingido a nota exigida na prova de conhecimentos específicos – mínimo de 60% de acertos. Toda a população com mais de 16 anos e que possui título de eleitor vigente teve direito a voto (mas não era obrigatório) e as urnas eletrônicas foram fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE. A inovação no processo foi a contratação da Universidade Federal do Paraná (UFPR- Funpar) para elaboração, aplicação e correção da prova. Para garantir a transparência, a fiscalização foi realizada pelo Ministério Público com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil –OAB / PR.Nas regionais Bairro Novo, Boqueirão, Cajuru, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara foi realizada uma nova eleição, no dia 10 de outubro de 2019, em virtude de inconformidades, pois foram detectadas a troca de fotos de candidatos nas urnas. Taxa de reeleição Considerando apenas os eleitos como titulares - 56% dos conselheiros conseguiram a reeleição; na totalidade (titulares e suplentes) - 45%conseguiram a reeleição. Em cada regional o cenário de reeleição ficou assim: Bairro Novo: 60% conseguiu ser reconduzido; Boa Vista: 40%; Boqueirão: 80%; Cajuru: 60%; CIC: 40%, Matriz: 60%, Pinheirinho: 40%, Portão: 80%, Santa Felicidade: 40% e Tatuquara: 60%. 

Também participaram da cerimônia de posse o secretário de Governo, Luiz Fernando Jamur; a presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, Bruna Marques Saraiva; representando o Ministério Público do Paraná, Dra. Cristina Corso Ruaro e Eduardo Monteiro; o deputado federal Ricardo Barros e os vereadores Edson do Parolin, Ezequias Barros, Zezinho do Sabará, Beto Moraes e Rogério Campos. Nomes dos conselheiros eleitos e número de votos por Regional

1 visualização0 comentário